Introdução

You are here:
Estimated reading time: 3 min

Este I-kit foi desenvolvido com o objectivo de ajudar os gestores de programas e partes interessadas na comunicação para mudanças sociais e comportamentais (SBCC) na área de HIV/SIDA, na sua abordagem para preencher as lacunas identificadas e melhorar estratégias e intervenções de SBCC nesta área.

 

Análise situacional

 

Moçambique é um dos países com altos índices de prevalência da infecção por HIV. Segundo o Inquérito Nacional de 2009 (INSIDA), a taxa de prevalência na população de 15-49 anos é de 11.5%. A prevalência de HIV é mais elevada nas áreas urbanas (15.9%) do que nas rurais (9.2%). Ao mesmo tempo, a região Sul é mais afectada (17.8%) que as regiões Centro (12.5%) e Norte (5.6%) do país. As mulheres são afectadas de forma mais marcante do que os homens, as raparigas são infectadas mais cedo que os rapazes. A prevenção da transmissão do HIV da mãe para o bebé (PTV) continua sendo um desafio (CNCS, 2013, PEN, 2015).

As estimativas mais recentes no país, mostram que, actualmente, 1.6 milhões de pessoas vivem com HIV e cerca de 320 pessoas se infectam e outras 225 morrem por SIDA diariamente.

Estas estimativas mostram, igualmente, a existência de um mosaico formado por diferentes estágios da epidemia no País. Assim, a Zona Sul parece ter atingido o seu pico em 2013, com 18.2% de adultos vivendo com HIV. No Centro, a epidemia atingiu o seu pico em 2005 (13.6%) e, a partir de então, iniciou um declínio, alcançando 9.7% dos adultos em 2013. A Zona Norte apresenta uma epidemia em franca expansão, sendo que, em 2013 estimou-se que 6.4% da população adulta vivia com o HIV.

Entretanto, embora não se saiba ainda exactamente porquê, percebe-se que a Zona Norte, ao contrário das outras regiões do Pais, apresenta tendência crescente de incidência e de taxa de prevalência de HIV, principalmente nas províncias de Nampula e Cabo Delgado. Em 2020, se não houver modificações nas actividades de prevenção, a Zona Norte passará a ser a Zona que mais contribui com número de novos casos no País. Mais pesquisas são necessárias para o melhor entendimento dos factores responsáveis pela variação da magnitude da infecção pelo HIV entre províncias, especialmente no que respeita a factores culturais e sociais.

Em 2013, foi estimado que 11,9% de crianças nascidas por mães seroositivas estariam infectadas pelo HIV. A manutenção da alta taxa de transmissão vertical pode ser, em parte, explicada pela baixa taxa de partos institucionalizados (54%) que apresenta um impacto directo no acesso ao pacote completo de prevenção da transmissão vertical (PTV) e na cascata de cuidados de saúde reprodutivos, maternos e infantis. Estimativas epidemiológicas mostram que 12000 crianças se infectam anualmente e um total de 190.000 crianças no país vive presentemente com o HIV.

 

O IMASIDA 2016 constata que diferenças baseadas no género, nível de escolaridade, local de residência (urbano/rural, ou mesmo província) e o quintil de riqueza, sobre o conhecimento dos métodos de prevenção do HIV/SIDA. Por exemplo, a proporção de homens e mulheres que sabem que usando preservativo e fidelidade pode contribuir para a prevenção do HIV é de 47 e 56 porcento, respectivamente. Apenas 28 porcento das mulheres residentes em Nampula contra 75 porcento em Inhambane conhecem os dois métodos de prevenção. Entre os homens, o nível de conhecimento varia de um mínimo de 34 porcento na província de Nampula para um máximo de 84 porcento em Gaza (IMASIDA, 2016).

Documentos de suporte

Was this article helpful?
Dislike 0
Views: 30